Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Cônsul europeu aponta que reforma tributária favoreceria mais o Brasil do que o fechamento de acordo de livre comércio

Publicado por Fernanda Siqueira
há 6 anos

O cônsul-geral da Áustria em São Paulo, Klaus Hofstadler, afirmou que a realização de uma reforma tributária favoreceria mais o Brasil do que o fechamento do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

"A reforma seria boa para o comércio [internacional] e também para o crescimento interno do País", disse o executivo, em entrevista concedida para o DCI. Na opinião dele, o atual desenho tributário está diminuindo a competitividade brasileira. "Não só por causa do valor absoluto dos tributos, mas porque o sistema é muito complexo."

Hofstadler disse não saber a probabilidade de o acordo comercial entre os blocos ser concluído. Depois de quase duas décadas de negociações, o tratado avançou durante os últimos anos, mas ainda encontra alguns empecilhos.

"O Brasil é um líder internacional da agroindústria, então muitos produtores da Europa têm o reflexo de se defender [do acordo]. Na Áustria, por exemplo, temos uma participação muito forte da agricultura de pequeno porte", disse o entrevistado, sobre o receio dos europeus em retirar as barreiras tributárias para os produtos básicos do Mercosul.

O cônsul austríaco afirmou também que o Brasil dá mais sinais, hoje, de ter interesse em acordos internacionais do que "há cinco ou dez anos atrás". Segundo ele, o acordo entre os blocos poderia trazer uma onda de investimentos para o hemisfério sul. "Mas as empresas que já estão operando aqui não o fazem por achar que o acordo vai acontecer. Elas estão aqui porque o Brasil é um mercado realmente significativo", ponderou o executivo, conforme noticiado pelo jornal DCI. (Com informações de Diário do Comércio e Indústria - DCI)

Clique aqui para ler a notícia em nosso site.

  • Sobre o autorAdvogada especialista em direito internacional
  • Publicações54
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações200
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consul-europeu-aponta-que-reforma-tributaria-favoreceria-mais-o-brasil-do-que-o-fechamento-de-acordo-de-livre-comercio/530028738

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)