Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Publicação de balanço não é obrigatória para registro em junta comercial

Não é obrigatória a publicação de balanço financeiro para registrar atos societários de uma empresa na junta comercial.

Publicado por Fernanda Siqueira
há 7 anos

Publicao de balano no obrigatria para registro em junta comercial Não é obrigatória a publicação de balanço financeiro para registrar atos societários de uma empresa na junta comercial. Foi o que decidiu a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região ao manter suspensos os efeitos da Deliberação 2 de 2015 da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp).

A decisão confirmou a sentença que havia liberado as empresas do grupo Cargill de publicar suas demonstrações financeiras para arquivamento de seus atos societários.

Em sua defesa, a Jucesp afirmava que a Deliberação 2 é baseada na Lei 11.638/2007 e já teve sua legalidade afirmada por decisão judicial. A regra obriga todas as empresas "de grande porte" devem publicar suas demonstrações financeiras em junta comercial. Empresas de grande porte são as que têm ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anula de mais de R$ 300 milhões.

No TRF-3, o desembargador federal Hélio Nogueira, relator do processo, discordou da Jucesp. Para ele, a Deliberação extrapola os limites estipulados pela lei, pois não constam das disposições do artigo da Lei 11.638/2007 a obrigatoriedade da prévia publicação. O dispositivo apenas fala das regras de escrituração e elaboração das demonstrações financeiras para empresas de grande porte não constituídas como sociedades anônimas.

“Tanto assim que a própria orientação dada pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio (Ofício Circular 99/2008) a respeito da Lei 11.638/2007, após sua promulgação, foi no sentido da facultatividade das referidas publicações. Ao administrador público, no exercício do poder regulamentar, não é permitido ampliar esses limites legais, criando obrigações às sociedades de grande porte, as quais não estão previstas na norma jurídica, sob pena de afronta ao princípio da legalidade”, afirmou o desembargador.

Sobre a decisão citada pela Jucesp, o desembargador afirmou que ela obriga somente as partes envolvidas, no caso a Associação Brasileira de Imprensas Oficiais e a União, sendo que nem a Cargill nem a Jucesp integraram a relação processual. Ele ressaltou que a sentença proferida naquele processo não é terminativa e que há recurso pendente de julgamento pelo TRF-3. Apelação/Remessa Necessária 0002883-69.2016.4.03.6100. (Com informações de Conjur)

Clique aqui para ler a notícia em nosso site.

  • Sobre o autorAdvogada especialista em direito internacional
  • Publicações54
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3157
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/publicacao-de-balanco-nao-e-obrigatoria-para-registro-em-junta-comercial/469080706

Informações relacionadas

Vanessa Duarte, Advogado
Artigoshá 6 anos

O balanço patrimonial “na forma da Lei” é o que exatamente?

Marcos Antonio da Silva, Consultor Jurídico
Artigoshá 9 anos

Exigência de balanço patrimonial

Rodolfo Moura, Consultor Jurídico
Artigoshá 11 anos

Obrigatoriedade de apresentação do balanço patrimonial para as micros e pequenas empresas para participação nas licitações públicas

Jus Petições, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Recurso Administrativo

Obrigatoriedade de apresentação do Balanço Patrimonial em Licitações por ME, EPP e MEI, inclusive nas contratações pelo Sistema de Registro de Preços

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

leiloeiro, pessoa fisica, tem obrigatoriedade de apresentar balanço patrionial? continuar lendo