Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Temer sanciona com vetos lei de migração

A nova lei regula a permanência de estrangeiros no Brasil, que somam um milhão de residentes.

Publicado por Fernanda Siqueira
há 7 anos

Temer sanciona com vetos lei de migrao

O presidente Michel Temer sancionou, com vetos, a lei 13.445 que vai regular a entrada e estada no Brasil dos migrantes e visitantes, e estabelecer diretrizes para as políticas públicas voltadas para esse público. A sanção foi publicada na edição desta quinta-feira, 25 do DOU. A proposta substitui o Estatuto do Estrangeiro, de 1980.

Vetos

Entre os principais vetos está a previsão de anistia para quem entrou no Brasil até julho de 2016. O projeto aprovado pelo Senado em abril previa que esse grupo receberia autorização de residência independentemente de sua situação migratória prévia. O governo argumentou que a medida poderia esvaziar o poder do Estado e também que não há como precisar a data efetiva de entrada de migrantes no país, permitindo que um imigrante que entre no Brasil durante o prazo legal para que a lei entre em vigor peça regularização com base no dispositivo.

Também foi vetado ao imigrante a possibilidade de "exercer cargo, emprego e função pública, conforme definido em edital, excetuados aqueles reservados para brasileiro nato, nos termos da Constituição" e a concessão automática de residência no país a aprovados em concursos públicos. Outro trecho vetado previa que não seria exigido "prova documental impossível ou descabida que dificulte ou impeça o exercício de seus direitos, inclusive o acesso a cargo, emprego ou função pública". Segundo o veto, o dispositivo possibilitaria o exercício do cargo por estrangeiro não residente, em afronta à Constituição.

A livre circulação de povos indígenas e populações tradicionais em terras ocupadas por seus ancestrais foi vetada. Segundo a Casa Civil, a medida afronta os artigos da Constituição que impõem a defesa do território nacional como elemento de soberania, pela via da atuação das instituições brasileiras nos pontos de fronteira, no controle da entrada e saída de índios e não índios e a competência da União de demarcar as terras tradicionalmente ocupadas, proteger e fazer respeitar os bens dos índios brasileiros.

Outro veto foi a para o parágrafo que previa a concessão de visto ou autorização de residência para fins de reunião familiar, que poderia ser estendida para outras hipóteses de parentesco, dependência afetiva e fatores de sociabilidade. De acordo com o veto, a medida poderia possibilitar a entrada de crianças sem visto e facilitar ou pemitir situações propícias ao sequestro internacional de menores.

Também foi vetada a dispensa do serviço militar de brasileiros por opção ou naturalizados que já tenham cumprimdo suas obrigações militares no país de origem. O artigo que previa a revogação da expulsões decretadas antes de 5 de outubro de 1998 foi vetado.

O trecho que previa que imigrantes que morassem no Brasil por mais de quatro anos e que cometessem crimes não poderiam ser expulsos também foi vetado.

No período, grupos antimigração fizeram protestos contra a sanção da legislação como havia sido aprovada pelo Congresso, enquanto movimentos sociais defendiam que não houvesse vetos. (Com informações de Migalhas)

Clique aqui para ler a notícia em nosso site.

Site: www.lawsial.com/acontece

  • Sobre o autorAdvogada especialista em direito internacional
  • Publicações54
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3216
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/temer-sanciona-com-vetos-lei-de-migracao/462946253

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tema que acompanho.Vetos importantes em prol da segurança nacional, vide os grupos dos quais já se têm notícias não tão democráticas no Brasil. Obrigada pelo artigo. continuar lendo

Bem vindos ao novo inferno. Preparemo-nos para que aconteça aqui o q está acontecendo na Suécia, Alemanha e outros países europeus, por conta das atitudes criminosas dos refugiados sírios. E depois, nos caberá apenas chorarmos nossos mortos e vítimas, já que não podemos nos armar para nos defendermos dos estupros coletivos, espancamentos, destruição dos comércios, ameaças, etc, q estão fazendo da França e Suécia, lugares que os nativos têm medo de ficar. continuar lendo

Pois é Isa, nós mulheres brasileiras teremos que usar burca para não sermos estupradas, os comerciantes não poderão mais vender bebidas alcoólicas, etc. sob pena de estarmos agredindo os direitos humanos dos novos imigrantes. A sociedade brasileira colapsou. continuar lendo

Essa lei acabou com a soberania nacional, grupos radicais islâmicos vão entrar com muita facilidade no Brasil - que Deus nos ajude! continuar lendo

o desemprego no brasil é muito grande não vira para ca nenhum cientista ou qualquer que o paiz precise tem de ter uma lei de como o brasileiro pobre é tratado no paiz de origem ser o mesmo para imigrantes continuar lendo