Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Revogada norma do DREI que exigia vigência indeterminada de procuração de estrangeiro

    Publicado por Fernanda Siqueira
    há 7 anos

    Revogada norma do DREI que exigia vigncia indeterminada de procurao de estrangeiro

    O Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) revogou a norma que exigia que as procurações outorgadas por estrangeiros a representantes legais no Brasil tenham prazo de validade indeterminado. A nova determinação está na Instrução Normativa 40.

    A exigência por prazo indeterminado havia sido criticada por advogados. Gustavo Lemos Fernandes, sócio do Emerenciano, Baggio e Associados, apontou que a norma anterior conflitava com o disposto pela Lei 6.404/76 (Lei das S/A) sobre o prazo de validade das procurações outorgadas por acionistas e membros do conselho de administração de companhias brasileiras.

    Com a referida IN 40, o Drei alterou o artigo 2º da IN 37, revogando a obrigatoriedade de que as procurações outorgadas por pessoa física, brasileira ou estrangeira, residente no exterior, e por pessoa jurídica com sede no exterior, que participe de empresa, sociedade ou cooperativa no Brasil, tenham prazo de vigência indeterminado.

    Com isso, o artigo 2º da IN 37 passou a vigorar com a seguinte redação:

    "Art. 2º A pessoa física, brasileira ou estrangeira, residente no exterior e a pessoa jurídica com sede no exterior, que participe de empresa, sociedade ou cooperativa, poderá arquivar na Junta Comercial, desde que em processo autônomo, procuração outorgada ao seu representante no Brasil, observada a legislação que rege o respectivo tipo societário.

    (...)

    § 5º A procuração a que se refere o caput deste artigo presume-se por prazo indeterminado quando não seja indicada sua validade".

    Ao analisar a nova IN, o advogado Gustavo Lemos Fernandes ressaltou que, por possuir um papel fundamental na determinação de regras, o Drei não pode criar uma instrução normativa conflitante com as leis, como havia feito.

    "Tal postura cria instabilidade ao empresariado e, em especial, às multinacionais que precisam organizar os padrões de procurações com as suas matrizes, já alinhadas a um padrão mundial de documentos para estes fins."

    Fernandes aponta ainda que a IN 40 também trouxe outras novidades, como a dispensa da obrigatoriedade de registro específico das procurações, que, no entanto, é exigido pelas juntas comerciais.

    "Diante disso, é indispensável que o DREI reforce o controle para que as Juntas Comerciais respeitem os dispositivos legais criados pelo órgão. Do contrário, continuaremos com a instabilidade entre as regras a serem seguidas pelos empresários, conforme as determinações do DREI, e dos entendimentos das Juntas Comerciais, dificultando o registro dos atos societários pelas empresas", concluiu. (Com informações de Revista Consultor Jurídico)

    Clique aqui para ler a notícia em nosso site.

    Tel: (62) 4141-2878

    E-mail: info@lawsial.com

    Site: www.lawsial.com

    • Sobre o autorAdvogada especialista em direito internacional
    • Publicações54
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações591
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revogada-norma-do-drei-que-exigia-vigencia-indeterminada-de-procuracao-de-estrangeiro/462574884

    Informações relacionadas

    Vívian Lopes, Bacharel em Direito
    Artigoshá 2 anos

    Diferenças entre ACP e Ação de Improbidade Administrativa

    Eduarda Brito, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O que devo fazer quando pessoa física ou jurídica deseja participar de uma empresa brasileira .

    Pensador Jurídico, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Termo de cessão de direitos para uso de imagem e de voz

    Notíciashá 12 anos

    Aspectos jurídicos do investimento estrangeiro no Brasil

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Capítulo 3. Validade de Documentos Estrangeiros

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)